PRECISO SAIR DESSA PÁGINA
Voltar para artigos

Publicado

Desrespeito - vereadora é eleita com votos para 'embelezar' mesa diretora em cidade do Rio Grande do Sul


Em Rio Grande do Sul, a vereadora Iasmin Roloff foi eleita segunda vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Canguçu, com pelo menos três votos de colegas que usaram como justificativa "embelezar a mesa". A petista havia se colocado como candidata à presidência da casa pela oposição, mas não se candidatou ao cargo para o qual foi eleita. A sessão aconteceu na última quarta-feira (22).

"Emocionalmente, fiquei muito abalada. Não foi um desrespeito à vereadora Iasmin, mas a todas as mulheres. Ainda estou digerindo, encontrando forças para seguir de cabeça erguida, mas me fez muito mal. Não posso me abalar, porque tem muita gente que confia no meu trabalho", afirma.

Única mulher eleita vereadora em Canguçu, Iasmin é também a parlamentar mais jovem da legislatura, com 24 anos, e a única eleita por um partido de esquerda, segundo informações do Portal G1.

Agora, Iasmin diz que vai se reunir com o PT para decidir se vai assumir ou não o cargo para o qual foi eleita. A parlamentar afirma, ainda, que não pretende tomar medidas legais ou administrativas contra os colegas de legislatura. "Não é um concurso de beleza, estou ali para trabalhar pelo município. Fui eleita porque tenho propostas e capacidade de exercê-las, não porque sou bonita. Esse tipo de justificativa acaba invisibilizando todo o meu trabalho", complementa.

Segundo o G1, a votação para presidente, o líder do PP, Francisco Vilela, justificou o voto na vereadora dizendo que o partido "vota em dama". Neste momento, é possível ouvir alguém fora das câmeras dizendo "vamos embelezar essa mesa". Em seguida, o vereador Arion Braga (PP), da oposição, também atrela o apoio à vereadora ao fato de "embelezar a mesa".

Braga afirmou que não tinha a intenção de constranger a colega e diz que a repercussão pode ter intenção política de adversários. "Não ofendi ninguém, não menosprezei a vereadora e não usei nenhuma palavra com a intenção de desrespeitar. A vereadora tem meu carinho e minha admiração como colega e cidadã. Fiquei muito triste com a condução que isso teve".

O vereador Oraci Teixeira (PSB) também votou em Iasmin "para embelezar a mesa". Em seguida, Silvio Neutzling (MDB) justificou o voto com as mesmas palavras: "Da mesma forma, para embelezar a mesa, vereadora Iasmin".

Em determinado momento, Iasmin pede a palavra e contesta os votos: "vereadores, por favor, quando forem votar em mim, que votem pela minha capacidade intelectual e não pela minha beleza", disse.

o vereador Carlos Eduardo Martins (PP), o Dudu, veio em defesa da colega. "É com tremenda tristeza que... Na realidade, acontece uma palhaçada aqui na casa. Quando os vereadores se organizam pra votar em uma pessoa que está compondo a chapa contrária, para deixar em saia justa, é uma falta de respeito, uma falta de caráter de vocês vereadores, o que fizeram com a nossa colega. (...) É um absurdo o que vocês fizeram", afirmou.

Segundo Iasmin, as referências ao fato de ser mulher e ser mais jovem do que todos os vereadores eleitos são recorrentes. Diz que era chamada de "guriazinha" e "bonitinha", até o momento em que precisou pedir para que os colegas parassem.


Se você estiver precisando de ajuda, clique nesse bloco pois o Me Too está aqui para ajudá-la(o).

acompanhe-nos nas redes sociais

entre em contato através do e-mail contato@metoobrasil.org.br

Área Administrativa

® 2024 Me Too Brasil. Todos os direitos reservados.