PRECISO SAIR DESSA PÁGINA
Voltar para artigos

Publicado

Nota Me Too caso do juiz do trabalho Marcos Scalercio


O Me Too Brasil pede uma investigação responsável e exemplar sobre os casos de assédio sexual contra o juiz do trabalho Marcos Scalercio, do Tributal Regional do Trabalho (TRT) 2ª Região, encaminhadas como denúncias ao Conselho Nacional de Justiça pela organização, em parceria do Projeto Justiceiras.

Após o TRT  da 2ª Região indicar não haver provas suficientes para a abertura do processo de assédio, a denúncia retornou ao Conselho Nacional de Justiça, que  vai averiguar se o pedido de arquivamento está fundamentado e pode determinar a abertura do processo administrativo contra o juiz. 

A organização reforça que o processo conta com provas contundentes e espera que o processo seja aceito, a denúncia tenha prosseguimento e que se realize uma investigação comprometida e responsável para se criar no país uma política de consequência. Que seja aberto um procedimento para investigação e exoneração, se comprovado seus atos, sem vencimentos, por assédio sexual. O sistema judiciário deve dar o exemplo e tratar seus pares com o mesmo vigor e cuidado que deveria tratar as vítimas que buscam reparação na própria Justiça.

As denúncias recebidas e encaminhadas pelo Me Too Brasil, em parceria com o Justiceiras, envolvem acusações de assédio sexual cometido contra três mulheres entre os anos de 2014 e 2020. Desde a divulgação do caso na manhã desta segunda (15), as entidades receberam mais três novas denúncias de assédios cometidos pelo magistrado, além de ter conhecimento informal de mais 10 outras vítimas do agressor.

Entre as denunciantes estão advogadas, estagiárias, juízes, bacharéis e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, em São Paulo, local onde o acusado atua como juiz substituto, além de atuar como professor de direito material e processual do trabalho. As vítimas relatam que foram agarradas e forçadas ao beijo em espaços privados e públicos. Além disso, uma das vítimas o denunciam por ter participado de uma reunião de vídeo completamente nu e se masturbando.

O fato de nem todas as  mulheres assediadas terem denunciado formalmente o caso demonstra a dificuldade que as vítimas têm para romper o silêncio e buscar justiça em relação às violências que sofreram, principalmente quando se trata de agressores que têm posições superiores, como juízes, promotores e políticos. 

 Me Too Brasil

O Me Too Brasil é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é apoiar sobreviventes de violência sexual a romperem o silêncio. Em parceria com o Projeto Justiceiras, oferecemos uma rede de voluntárias em todo o Brasil com apoio socioassistencial, psicológico e jurídico gratuito às vítimas de violência sexual. Mulheres e homens podem fazer denúncias ou divulgar seus desabafos no canal da organização.


Se você estiver precisando de ajuda, clique nesse bloco pois o Me Too está aqui para ajudá-la(o).

acompanhe-nos nas redes sociais

entre em contato através do e-mail contato@metoobrasil.org.br

Área Administrativa

® 2024 Me Too Brasil. Todos os direitos reservados.