PRECISO SAIR DESSA PÁGINA
Voltar para artigos

Publicado

NOTA PÚBLICA ME TOO BRASIL APOIA THELMA FARDIN


O Me Too Brasil expressa seu apoio incondicional à atriz Thelma Fardin que foi vítima de estupro, quando ainda era menor de idade, pelo ator argentino Juan Darthés, e que teve nesta quarta (09) o processo de acusação anulado pela Tribunal Regional Federal da 3ª Região e encaminhado para o Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão não absolve o acusado ou encerra o processo mas, baseada em conflito de competência levantado pela defesa, acarretará no reinício do processo e terá impacto negativo para a vítima. O Me Too Brasil espera que a Justiça Estadual de São Paulo acolha integralmente a instrução probatória e os atos processuais que já correram por tantos anos na esfera federal.

O passar do tempo favorece as narrativas preconceituosas, discriminatórias e estereotipadas a partir da culpabilização e da revitimização. Muitas vezes a defesa de acusados de abuso recorrem à inversão de papéis, colocando a vítima no banco dos réus ao se questionar os depoimentos concedidos há anos. A neurobiologia do trauma demonstra que é impossível contar a mesma história, da mesma forma, anos mais tarde, principalmente em relação a traumas.

Às companheiras argentinas que se manifestam nesta quinta (10),  em frente ao Consulado Brasileiro em Buenos Aires, demonstramos nosso apoio e exigimos que a Justiça brasileira faça a reparação no caso da Thelma e de várias vítimas mulheres silenciadas, inclusive, dentro do sistema judiciário.

O Me Too Brasil tem acompanhado o caso desde o início, tendo participado de evento de apoio à atriz, organizado pelo Coletivo Respeito Em Cena em 2021.

 

 

 

 

 


Se você estiver precisando de ajuda, clique nesse bloco pois o Me Too está aqui para ajudá-la(o).

acompanhe-nos nas redes sociais

entre em contato através do e-mail contato@metoobrasil.org.br

Área Administrativa

® 2024 Me Too Brasil. Todos os direitos reservados.