PRECISO SAIR DESSA PÁGINA
Voltar para artigos

Publicado

Uma em cada três mulheres sofre algum tipo de abuso por parceiro íntimo


Estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a prevalência da violência contra adultos no Brasil, publicado nesta segunda-feira (13) na Revista Brasileira de Epidemiologia, revela que uma em cada três mulheres, em todo o mundo, sofre algum tipo de abuso por parceiro íntimo.

O levantamento traz o perfil da prevalência e dos fatores associados à violência contra a mulher no Brasil, a partir de análise da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019. 

Mulheres na faixa etária de 18 a 24 anos, negras, com baixa escolaridade e renda, e da região Nordeste são o maior alvo da violência. Os tipos de violência mais relatados pelos entrevistados (população adulta no geral) foram psicológica (17,4%), física (4,1%) e sexual (0,8%).

Segundo o estudo, a mulheres foram as vítimas predominantes em todos os tipos e mecanismos de violência. O agressor mais citado foi o/a parceiro/a íntimo/a, e os locais mais frequentes de ocorrência da violência foram residência, vias e locais públicos.

Segundo estudo, 43% das mulheres brasileiras declararam ter sofrido violência praticada por um homem na vida e pelo menos 30% admitiram ter sofrido alguma forma de violência física, 13% de violência sexual e 27% de violência psicológica.

Levantamento que determinou a exposição à violência doméstica constatou que, de 26,6% das mulheres expostas, a maior parte sofreu agressão verbal e emocional. As vítimas afirmaram que a violência ocorreu por causa de raiva instantânea de seus parceiros e que, mesmo após o abuso, mantiveram seu casamento para garantir que seus filhos não crescessem em uma família sem pai.

Evidências de base populacional confirmam que a violência por parceiro íntimo (VPI), sobretudo contra mulheres, continua sendo um problema generalizado de saúde pública que envolve direitos humanos na Região das Américas. Além disso, a violência por parceiro íntimo foi significativamente correlacionada à pouca idade na primeira união, bem como ao alto número de partos e gestações indesejadas.

ATENDIMENTO

A procura por atendimento após a exposição à violência foi significativamente maior nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em relação à região Norte. Considerando-se que a denúncia da agressão representa um dos primeiros passos na busca por atendimento, resultado semelhante mostrou que o maior número de registro de denúncias no Disque 100 veio das regiões Sudeste (42,27%), Nordeste (28,46%), Sul (14,08%), Centro-Oeste (8,40%) e Norte (6,79%).

O estudo reforça a necessidade de preparar os sistemas de saúde para o atendimento e o acompanhamento das vítimas, até mesmo com encaminhamentos a serviços específicos, garantindo a inclusão das vítimas em linhas de cuidado e serviços de proteção.


Se você estiver precisando de ajuda, clique nesse bloco pois o Me Too está aqui para ajudá-la(o).

acompanhe-nos nas redes sociais

entre em contato através do e-mail contato@metoobrasil.org.br

Área Administrativa

® 2024 Me Too Brasil. Todos os direitos reservados.